Quem somos?

Sob a denominação “Associação Gaúcha de Intérpretes de Língua de Sinais”, doravante denominada pela sigla “AGILS”, somos uma Instituição instituída como uma Associação, que consiste em uma entidade civil, não governamental, sem fins lucrativos e econômicos, de duração indeterminada, com sede provisória, domicílio e foro na cidade de Porto Alegre do Estado do Rio Grande do Sul, sito a Rua Travessa Engenheiro Acilino de Carvalho, 21 – 8º. Andar – Cep. 90010-200 – Porto Alegre (RS), da qual cuida o presente Estatuto. Obedecendo ao Novo Código Civil (Lei Nº. 10.406 de 10 de janeiro de 2002) Artigos 53, 54 e 56.

FINALIDADE DA AGILS

  • Defender os direitos e deveres dos Tradutores/Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e Guias/Intérpretes (TILS/GI)
  • Promover, incentivar e apoiar a realização de cursos, congressos, fóruns, debates, eventos em geral, em sua área de atuação, visando o aperfeiçoamento profissional dos associados.
  • Garantir o acesso à formação dos profissionais TILS, através de estudos acadêmicos relativos aos estudos da tradução, às ciências culturais e sociais, à Linguística e todos aqueles, que de alguma maneira, venham a promover;
  • Promover ainda, atividades culturais e sociais de seus sócios com o objetivo de contato e integração;
  • Promover intercâmbio com entidades e instituições afins, visando o aprimoramento dos sócios e aquisição de novos conhecimentos;
  • Criar Departamentos de TILS/GI, TILS/SI (Sinais Internacionais), TILS/Surdos;
  • Mediar o acesso da pessoa surda à informação e a sua formação pelo intermédio da presença de um TILS/GI;
  • Firmar parcerias com as Associações, Instituições, Entidades, Federações e Confederações de TILS/GI, Surdos e demais organizações governamentais e não governamentais, estaduais, nacionais e internacionais.Para consecução de seus objetivos a AGILS poderá sugerir, promover, colaborar, contratar.

OBJETIVOS DA AGILS

As atividades da AGILS são de assessoria técnica e jurídica de empresas ou profissionais especializados, coordenar ou executar ações e projetos visando:

  • Promoção da ética, da paz, da cidadania, dos deveres e dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais;
  • Incentivar e fomentar a criação de políticas públicas no estado, em outras regiões do país e do exterior, inclusive através da mobilização de Associações, Instituições, Entidades, Federações e Confederações de TILS/GI, surdos e demais organizações governamentais e não governamentais, estaduais, nacionais e internacionais.

A AGILS é isenta de quaisquer preconceitos ou discriminações relativos à cor, etnia, gênero, religião, classe social e econômica, concepção política ou filosófica e nacionalidade em suas atividades, dependências ou em seu quadro social.